top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

Sinalização de Trânsito nos USA

Updated: Jun 21, 2023

Conheça um pouco da sinalização de trânsito nos Estados Unidos


A exemplo das publicações que já fiz sobre as sinalizações de trânsito no Brasil e no Canadá, vamos prosseguir com mais algumas das principais nos Estados Unidos.


Post # 4


As publicações anteriores desta série podem ser acessadas pelo links abaixo:


Post 1


Post 2


Post 3


Imagem: Las Vegas, Nevada - USA crédito: próprio autor


Algumas observações importantes sobre conduzir veículos no exterior foram postadas nas publicações de 1 a 3 desta mesma série. Recomendo inteirar-se para evitar aborrecimentos caso for dirigir fora do Brasil, mesmo na América do Sul.


Vamos à quarta etapa de sinalizações


ICY

Trata-se de uma sinalização de advertência de gelo sobre a pista. Esse fenômeno climático é praticamente invisível, diferente da neve e muito mais perigoso por ser extremamente escorregadio.


Para se ter uma ideia, mesmo em pequenos aclives, automóveis, caminhões e ônibus costumam deslizar espontaneamente mesmo sem motorista e estando estacionando. O gelo cria uma condição de total instabilidade e o vento ou a inclinação empurra o veículo que vai deslizando até colidir com algum obstáculo ou outro veículo.


Nas vias quando em movimento, o veículo fica rigorosamente desgovernado e pode colidir contra outros veículos, pilares, paredes e defensas. O chamado Black Ice, forma-se pelo congelamento da água depositada pela chuva ou derretimento da neve sobre a pista.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




DIP


Alerta de depressão. Essa sinalização é utilizada também para um rebaixamento abrupto da via, como cabeceira de ponte ou deformidades naturais de acomodação da pista.


O risco dessa condição está nos dias de chuva cujo local pode juntar muita água e provocar aquaplanagem e desgovernar o veículo.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Added Lane Via Merge


Indicação de que a via terá uma faixa adicional adiante por junção de outra via. Basta estar atento quando as faixas se juntarem para evitar alguma manobra de risco e seguir normalmente o fluxo.

Em alguns locais pode haver o semáforo de sequenciamento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Merging Traffic


Junção de vias. A via por onde está transitando será adicionada a uma via de maior tamanho e faixas. Requer atenção para a sinalização local que pode ser Yeld (Dê a Preferência) ou apenas se juntam com espaço para alcançar a velocidade e ajustar-se no fluxo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


OUTRAS DICAS


Junção de vias


Sempre é uma manobra de risco. Nem sempre o espaço entre os veículos é suficiente para possibilitar que um veículo parado ou em baixa velocidade entre na frente do outro que se aproxima rapidamente.


Nas vias de trânsito intenso nos Estados Unidos são muito comuns as soluções de Ramp Metering que é um recurso tecnológico que coordena a abertura e fechamento de um semáforo instalado bem próximo à entrada da via principal. Sensores calculam o tempo de passagem e quando é suficiente abre o semáforo para a passagem de um único veículo. O veículo de trás aguarda o mesmo procedimento e assim todos os demais. Com isso as margens de segurança são bem altas e evita-se as infrações de forçar passagem na via preferencial.


Cuidado: esses locais são filmados e monitorados. Respeite e seja ágil no sinal verde!


(veja o esquema no desenho abaixo)



Tradução livre



4 - Way Stop


Os cruzamentos sem semáforos em uma via com 4 placas de PARE (Stop) é um grande enigma para quem não conhece as regras. Esses cruzamentos são muito comuns onde o fluxo não é muito elevado e permite um sequenciamento organizado pelos próprios motoristas.


Atenção!


A prioridade absoluta sempre é dos pedestres. Obedeça isso para não cometer uma infração gravíssima.


Normalmente nesses cruzamentos é permitido seguir em frente ou fazer conversão à esquerda ou à direita em todas as 4 vias. Dessa forma, a ordem de chegada é a ordem de prioridade. É chamada Right of Way. É fundamental observar qual a sua ordem de chegada para deslocar-se no momento exato. Se ao chegar no local já havia dois carros, você será o terceiro a cruzar.


Todo mundo respeita essa regra e tudo funciona perfeito. Importante e fundamental sinalizar com seta para o lado da conversão. No Estado da Florida nas cidades de Miami, Orlando, Tampa, Fort Lauderdale e outras são muito comuns.


Fique atento pois em alguns cruzamentos pode haver proibição de conversão à esquerda em determinados períodos ou em tempo integral.


Obrigado pela leitura


Agradeço pela atenção e em especial à Brunna Argondizo, Administradora de Empresas na cidade de São Paulo, SP pela gentil contribuição de sua mensagem sobre Segurança no Transito e que está postada abaixo.




NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!


Thyrso Guilarducci


Rev .1 - 06/2023


185 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page