Conheça um pouco da sinalização de trânsito nos Estados Unidos
A exemplo das publicações que já fiz sobre as sinalizações de trânsito no Brasil e no Canadá, inicio agora um pouco das principais nos Estados Unidos.
Post # 2
A primeira publicação desta série pode ser acessada pelo link abaixo:
Ponte Golden Gate - San Francisco - California / crédito acervo próprio
Se você está ou pretende dirigir nos Estados Unidos, é importante conhecer a sinalização local para evitar algum acidente, multas e problemas com a Lei.
Embora a sinalização de trânsito seja na maioria dos países no mundo todo uma convenção internacional dos símbolos, na verdade não é bem assim.
Começando pela placa de estacionamento proibido, no Brasil é a letra E com o traço diagonal em vermelho. Nos Estados Unidos a placa é do mesmo formato e cores porém a letra é P que significa Parking, ou em português Estacionamento. O Brasil utilizou a letra P também há muitos anos, porém com o atual código de Trânsito Brasileiro vigente desde 1998, a letra P foi mudada para E.
Antes de comentar algumas das muitas sinalizações, é importante saber que mesmo os nativos e residentes há muito tempo têm dificuldades com algumas sinalizações que mudam de Estado para Estado. Os DMV Estaduais criam símbolos próprios e às vezes estranhos para quem não é do próprio local.
O Estado da Califórnia é reconhecidamente o mais rigoroso em regras e fiscalização, sendo famoso e que rendeu até séries de TV com o nome CHIPS (California Highway Patrol) e atualmente muitos motoristas de carretas de outros estados chamam a Califórnia como "República Comunista da Califórnia" devido ao excesso de rigor como controle de velocidade e restrições à circulação de caminhões nas cidades e estradas locais.
Para começar, repito a mesma dica que mencionei nos posts sobre o Canadá. Evite dirigir nos Estados Unidos usando a CNH brasileira, mesmo que as locadoras de veículos aceitam, isso é um risco jurídico no caso de algum incidente ou acidente ou mesmo numa abordagem policial. Pode-se até alugar com a CNH do Brasil mas tenha consigo a PID-Permissão Internacional para Dirigir que é um documento oficial e internacional com diversos idiomas e aceito na grande maioria dos países do mundo.
Esse documento é como um espelho da própria CNH e mantém as categorias habilitadas assim como o vencimento. O importante é que por ser impressa também em inglês e adotada oficialmente pelos Estados Unidos é uma salvaguarda de encrencas que podem custar muito caro com advogados, tradutores etc.
Para obter a PID basta acessar o portal do DETRAN local ou pessoalmente conforme cada Estado. O modelo é igual por ser amparado pelo DENATRAN. O custo gira em torno de R$ 280,00
Vamos à segunda seleção de sinalizações
Speed limit 50 MPH
Essa placa indica a velocidade máxima de 50 milhas por hora na via. Obviamente estamos nos referindo à MILHAS e não QUILÔMETROS. Mas fique tranquilo, porque se você estiver conduzindo um veículo licenciado nos USA por Lei o velocímetro mostrará em destaque essa unidade de medida. Alguns veículos possuem no painel a indicação mista (milhas e km) mas em evidência com números maiores são as milhas.
Fique atento se entrar nos Estados Unidos com um veículo do Canadá, México ou de onde quer que seja cujo padrão da velocidade seja em km, faça uma tabela ou imprima a tabela abaixo para não exceder aos limites.
IMPORTANTE
As velocidades máximas não são padrão em todos os Estados. Elas podem variar entre 60 a 80 MPH. O único Estado que permite 85 MPH (137 km/h) é o Texas e ainda assim numa pequena extensão, mais exatamente na Rodovia T-130 ligando Austin (Capital do Estado) a San Antonio. Um trecho de 100 km aproximadamente que foi privatizada sob pedágios para desafogar o trânsito intenso na região.
Veículos pesados obedecem aos mesmos limites, exceto quando sinalizados em restrição.
A fiscalização é rígida e em muitos Estados existem o uso de aeronaves, drones e dos radares móveis, o que não é regulamentado no Brasil. Nesse caso, uma viatura que pode até ser descaracterizada é equipada com radar móvel e controla a velocidade do veículo com ambos em movimento. A própria viatura pode abordar ou emitir uma mensagem aos outros policiais adiante que abordam o infrator.
Go On Slow
Siga em frente devagar
Esse sinal é colocado em locais de conflitos e sem semáforos. Além da placa STOP de parada, pode ser complementar pela segurança devido pedestres e múltiplos acessos.
Night 45
Velocidade máxima à noite 45 MPH. Normalmente em áreas críticas de visibilidade ou altos riscos de acidentes.
Bridge Speed Limit 15
Regula que a velocidade máxima sobre a ponte ou viaduto é de 15 MPH. Passando o local retornar à velocidade regular da via.
Reversible Lane Control
Na faixa da esquerda é proibido transitar entre 7 às 9 horas
Na faixa central é exclusiva para seguir em frente ou fazer conversão à esquerda das 16 às 18 horas
Na faixa da direita é obrigatório efetuar a conversão à esquerda em qualquer horário que não seja nas duas condições assinaladas das outras faixas. Assim como quem vem em sentido contrário também à esquerda. Desse modo não há conflitos e riscos.
Pode parecer confuso mas com atenção à lógica e atenção ao fluxo tudo flui sem problemas.
Parking Fee Station
Estacionamento controlado com parquímetro. Observar o tempo e valor no local. No momento US$ 1.00. Atualmente como no Brasil, muitos pontos já operam com App de celulares.
Low ground clearance railroad crossing
Travessia ferroviária com elevação em lombada que pode atingir o vão livre de veículos mais baixos, como as carretas no desenho da placa.
Essa advertência vale também para carros esportivos de assoalhos muito baixos e que podem enroscar na passagem. Além dos danos, os riscos de ficarem presos no trilho e com a chegada de trem ocorrer acidente grave.
Outras Dicas
Rodovias Federais
As Rodovias Federais (Interstates) cobrem todo o país e possuem basicamente traçados verticais com numerações ímpares e as horizontais que são pares.
Os números mais baixos quando ímpares estão no Sudoeste do país, na região de San Diego na California e atingem o Noroeste nas proximidades de Seattle, Estado de Washington. Conforme vão crescendo as numerações vão se afastando até chegar na costa Leste onde estão as maiores numerações ímpares, como a I-95 que começa na região de Miami na Florida e vai até a divisa com o Canadá no Estado do Maine.
As rodovias horizontais tem as numerações mais baixas na região Sudeste e seguem para o Sudoeste, por exemplo de Miami para Los Angeles. Conforme mais acima, maiores serão os números, como a I-80 por exemplo que parte da região de New York e cruza praticamente todo o Nordeste, Norte e termina no Noroeste na cidade de San Francisco no Estado da Califórnia.
Se estiver numa Interestate de numeração alta, por exemplo I-435, trata-se de um anel ou arco viário, nesse caso da 435 em Kansas City nos Estados do Kansas e Missouri.
Essa lógica ajudou muitos motoristas a não se perderem porém com o advento do GPS a tecnologia superou essa preocupação.
Posto de Gasolina
Diferente dos postos de serviços no Brasil, não há frentistas para abastecer seu veículo. Ao chegar numa bomba dos Gas Station desligue o veículo, abra o bocal do tanque, programe quantos galões ou quantidade em dinheiro desejado, passe o cartão de crédito ou débito se estiver habilitado. A bomba libera o abastecimento. Coloque o bico no bocal e segure ou trave até completar a operação.
Caso queira encher o tanque, escolha a opção FILL e proceda como explicado acima. Terminado o abastecimento, coloque o bico na bomba, feche o bocal do tanque e pronto. Serviço concluído e você mesmo foi o frentista!
Confusões com pesos e medidas
Nos Estados Unidos as unidades de pesos e medidas vêm da tradição britânica, portanto não adotam o sistema métrico decimal. Para quem é de um país com o Brasil, acha complicado lidar com isso. De fato, só com o tempo a prática torna isso tudo mais fácil.
Por exemplo:
Usamos litros e lá são usados galões.
1 US GL = 3,78 litros ou 1 litro = 0,26 US GL
Para medidas menores, usamos o mililitros e eles usam a ounce
100 ml = 3,38 oz
Para o peso usamos o kg e lá são libras.
80 kg = 176,37 pounds Q
Distância usamos metros e quilômetros e lá são milhas e pés
1 Milha = 1.609 metros
100 feet (pés) = 30,48 m
Observe a orientação na imagem acima. Saída 11 - Peck Road a 1/4 de milha. Isso significa que falta 1/4 de milha até o local (ou 400 m aprox.)
É comum também indicação em pés. Observe ao lado da placa abaixo de orientação da Saída 22 para Dike Access Road 200 ft. Isso significa que o local fica a 200 pés ou seja: 61 metros, aproximadamente.
Agradeço pela leitura e em especial a Maria Erenite Nascimento Viana, Zeladora de Templo na cidade de São Paulo pela gentileza da mensagem enviada e postada abaixo.
Thyrso Guilarducci
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