top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

Sinalização de Trânsito no Canadá

Updated: Jun 22, 2023

Para quem vai ou está no Canadá deve estar atento!



Com a pandemia muitas viagens internacionais foram interrompidas. Infelizmente um retrato mundial desse flagelo que gradativamente está sendo reduzido, entre tantos problemas mais graves e lamentáveis, também as viagens de negócios e turismo tiveram uma drástica redução.


Na esperança de que em breve as rotinas se normalizem, vou apresentar algumas sinalizações mais usadas em alguns países, especialmente o Canadá e nos Estados Unidos inicialmente.


Muitas pessoas habilitadas alugam um veículo em algumas cidades nesses países e ao saírem no trânsito ficam confusas com as diferenças das placas de trânsito. Diante disso, vou apresentar algumas básicas começando pelo Canadá.


Mesmo para quem não pretende esse deslocamento, vale a curiosidade e informação cultural.


Vamos lá! As primeiras 8 sinalizações. Dependendo da aceitação do pessoal apresento mais oito na próxima publicação.


A placa mostra o formato octogonal em fundo preto que é característica mundial da placa PARE. Observe que a tarja vermelha transversal corta a placa significando que a ação é proibida. Bem diferente do nosso E cortado em X.

Em resumo, essa placa significa exatamente PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR e há uma exceção para bicicletas "Except bicycles"








Facilidades


Alugar um veículo no Canadá ou nos Estados Unidos é muito fácil e a maioria das locadoras aceitam apenas a CNH brasileira com o passaporte. Cuidado! Embora isso seja uma comodidade, na eventualidade de algum acidente, mesmo uma pequena colisão ou uma abordagem policial pode significar um grande problema que começa pelo Policial que não consegue ler o documento em português.


Para evitar transtornos legais e jurídicos, antes de viajar ao exterior, obtenha a PID Permissão Internacional para Dirigir no DETRAN de sua cidade. Essa habilitação é reconhecida na grande maioria de países e é um livreto em diversos idiomas. A mesma categoria e validade da CNH é concedida na PID. Economizar nessa despesa não vale a pena se for dirigir no exterior!


Modelo da PID / Crédito DETRAN/SC


NOTA DE ATUALIZAÇÃO 2023:

Com a introdução da nova CNH baseada em convênios internacionais, praticamente ficou dispensado o uso da PID pois todos os dados constam na mesma forma e em idioma inglês. Para quem quer ter total prevenção de problemas jurídicos, de fato a PID será mais reconhecida, porém a nova CNH tem resolvido sem maiores problemas e sem conflitos na fiscalização.



Agradeço pela atenção e sugestões. Meus agradecimentos especiais à Sandra Regina Fernandes, comerciante em Mogi das Cruzes, SP pela gentileza de sua mensagem enviada sobre a Segurança no Trânsito




NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!


Thyrso Guilarducci

330 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page