• Thyrso Guilarducci

Mestres em Comando

11 - Situações das Distrações



As distrações são potenciais causas de acidentes no trânsito. Essa chamada já mencionei em muitos posts e não vejo problema em renovar o tema nesta publicação exatamente pelos elevados graus de riscos que uma distração ao dirigir pode produzir.


Vamos enumerar diversos fatores envolvidos com as distrações. Um bom planejamento de rota já é um princípio positivo para evitar desvios de foco procurando a localização de rotas, caminhos e alternativas.



A distração é qualquer motivo ou atividade que desvia o olhar e a concentração na tarefa predominante, no caso a de dirigir. Ao se planejar uma rota com todos os detalhes, a concentração ao volante será maior devido a etapa de busca por caminhos ou alternativas já foi antecipada.



Consequências das distrações



Existem diversas modalidades de distrações. Elas podem ser manual, cognitivas, por autoconfiança, autoconsciência etc.


Na distração manual, o exemplo contundente está no uso de celulares ou smartphones ao dirigir. Está comprovado cientificamente que nenhum motorista consegue manter sua concentração plena na direção quando está ao celular e menos ainda se desviar o olhar para teclar como enviar e receber mensagens no WhatsApp, SMS ou qualquer outro aplicativo. Além dos riscos é uma infração de trânsito que pode ser grave ou gravíssima, dependendo de como está usando no ato da fiscalização.



IMPORTANTE


O uso de celulares no viva voz produz os mesmos desvios da concentração ao dirigir, principalmente quando o assunto "esquenta" e requer raciocínio, cálculos, respostas complexas, etc. Nesse caso não caracteriza infração de trânsito mas o risco existe.


O melhor e mais seguro é evitar o celular mesmo no viva voz!


Se utilizar fone de ouvido, aí sim passa a ser uma infração média.


A penalidade aumentou em 2016 passando a ser infração gravíssima com cômputo de 7 pontos no prontuário da CNH para quem for autuado dirigindo e segurando um celular nas mãos. Foi uma alteração no Artigo 252 que antes autuava apenas por manter apenas uma mão na direção a qual permanece como infração média, se não segurar celular, gps etc.



Implicações de riscos ao usar um celular enquanto dirige!

A distração manual / cognitiva pode levar a um acidente! Veja no quadro abaixo uma relação da visão com a cognição.



Estudos científicos sobre a distração



UMA DISTRAÇÃO PROFUNDA PODE IMPEDIR NOSSA PERCEPÇÃO AO REDOR




Uma pessoa ao celular mesmo parada ou caminhando desliga-se de tudo à sua volta. Os riscos estão tão próximos mas essa pessoa não reage devido à imersão cognitiva pelas mensagens, áudio ou aplicativos dos celulares.

Imagine tudo isso ao volante!



É fácil observar: se um motorista dirige oscilando a direção como se estivesse de olho fechado provavelmente está manuseando um celular...



A prepotência, autoconfiança ou autoconsciência não são sinônimos nas funções gramaticais mas as três condições comportamentais promovem resultados igualmente indesejados e de altos riscos para levar a um acidente no trânsito.



No entendimento dessas pessoas somente os outros se envolvem em acidentes e complicações. Elas não reconhecem suas atitudes indevidas!


Estudos científicos por especialistas


Foi realizado um amplo estudo das distrações pelo uso de celulares enquanto dirigiam automóveis nos Estados Unidos. Os resultados são evidentes. Mais da metade cometeram erros enquanto quem não usava celular seguia corretamente.



PREVENINDO AS DISTRAÇÕES



Assista ao filme do link abaixo e reflita:


Se o motorista estivesse distraído, falando ou manuseando um celular, fadigado ou sonolento ela teria a mesma atitude do motorista no filme?


https://www.youtube.com/watch?v=On_4ZubuqKs


Eu já havia postado esse filme anteriormente mas fiz questão de renovar a publicação do mesmo pelo elevado grau de impacto que causa positivamente a reação de um motorista atento, desperto e hábil para corresponder às situações de emergências.


O fato foi constatado na Noruega e não deixou de demonstrar também a eficácia do sistema de freios ABS EBD do conjunto cavalo mecânico e carreta.


No próximo post o assunto será ligado com a excelência.


Obrigado pela leitura


Thyrso Guilarducci




7 views0 comments

Recent Posts

See All