top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

Distância ideal na baixa velocidade

Updated: Apr 21, 2021

Ajuste a distância ideal do veículo à frente para sua segurança e conforto


Quando dirigimos um pequeno veículo, tais como automóveis, camionetas, utilitários, motos e outros, o veículo da frente oculta a visibilidade mais distante, principalmente se for um utilitário com baú, uma Van, um caminhão ou ônibus e até mesmo um simples automóvel com vidros escurecidos.


Sua visão é reduzida na medida que se aproxima do veículo à frente. Chegando muito perto a única coisa que se vê é o veículo da frente e as suas laterais. Isso é muito perigoso?


A rigor, não é um risco de elevados acidentes, mas sim, é perigoso porque cria uma zona de sombra, você dirige à mercê das manobras do veículo à frente. Se ele não desviar de um buraco, fatalmente você também vai passar sobre ele.


Nesses casos, é recomendado manter uma distância na qual você possa aumentar o leque da visão e enxergar adiante da via, principalmente se algum veículo ou pedestre cruza transversalmente à frente do veículo na sua frente. Você se antecipa a redução da velocidade porque viu o risco e não se surpreende com uma súbita parada.


Essa simples atitude evita também que um pedestre tentando atravessar a via, aguarde o veículo da frente passar e logo cruze porque onde ele estava não enxergava seu veículo, assim como você não o viu. Isso pode resultar em um atropelamento.


Animais são imprevisíveis, mais uma oportunidade para evitar que um deles seja vítima de um atropelamento. Enfim, as regras de distanciamento no seguimento da via são aplicáveis em qualquer situação, principalmente em vias de trânsito rápido.


Nas vias locais e conflitantes onde a velocidade é extremamente baixa, use sua astúcia.


Observe as duas imagens abaixo:



Muito próximo, a visão ficou prejudicada

Mais distante, aumentou o leque visual.


Para entender um pouco mais, veja o vídeo que produzi.





Aplique esse simples cuidado e evite danificar seu veículo em algum buraco ou depressões dos bueiros e galerias que são armadilhas para veículos menores, principalmente motocicletas.


Boa Viagem!


Obrigado pela leitura!


Thyrso Guilarducci

19 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page