top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

As disciplinas acadêmicas

Updated: May 4, 2021

Língua Portuguesa e Redação Oficial


Bem-vindo!




Dentro do conteúdo programático do curso de Segurança no Trânsito não poderia faltar uma orientação pela correta formulação da comunicação falada e escrita na nossa língua.


As orientações sobre esse tema foram bem apresentadas didaticamente para a elaboração textual especializada de modo geral e especificamente para:

  • Compreender a comunicação humana em processo;

  • Qualificar a intenção comunicativa em geral;

  • Diferenciar tipologia textuais;

  • Diferenciar coloquialidade e padrão oficial em língua portuguesa;

  • Conhecer e aplicar os pressupostos da redação oficial.

Em uma divisão dos estudos em cinco etapas, estuda-se:


Imagem - pesquisa / fonte pixabay


  1. Introdução à linguagem. A comunicação humana no contexto, diferenças, significados, funções, polissemias e polifonias e recursos na comunicação oral e escrita.

  2. Construção do texto. Elaboração da redação, gramática, produção de textos presidida e direcionada.

  3. Tipologia textual. Os diversos tipos de redação e suas estruturas.

  4. Produção textual. A formação de uma redação oficial mediante consultas.

  5. Padrão da língua portuguesa. Abordagem teórica e prática. Referência fundamental para alinhar uma redação oficial. Cuidados com as concordâncias e as morfossintaxes.

Essa disciplina é polivalente, pois não aborda exclusivamente a Segurança no Trânsito porém, orienta a comunicação emitida ou recebida que normalmente possuem textualizações oficiais como Leis, artigos técnicos, portarias, ofícios, decisões jurídicas, resoluções entre tantos mais no poder público.


Esse apoio contribui e muito até mesmo nas comunicações comerciais e na produção de teses e artigos acadêmicos seguindo as normas específicas como a ABNT ou Vancouver, por exemplo.


A orientação dessa disciplina está superior à simples reforço gramatical, apresentando os recursos mais estruturados para interagir no meio formal e dentro dos padrões oficiais.


É muito bom aprofundar-se no entendimento mais culto da língua e evitar o uso desmedido de termos vulgares e impróprios nas atividades que se relacionam com níveis intelectuais mais estruturados.


A língua culta não se limita aos papéis jurídicos ou acadêmicos, daí sua expansão pode alcançar uma expressão, uma vida para a música ou numa simples composição, sem nenhuma exceção.


Concluo com um trecho da poesia "Beira Mar" de autoria de Caetano Veloso que tamanha sua perfeição entoa a música interpretada por Gilberto Gil.


Na terra em que o mar não bate

Não bate o meu coração

O mar onde o céu flutua

Onde morre o sol e a lua

E acaba o caminho do chão


Nasci numa onda verde

Na espuma me batizei

Vim trazido numa rede

Na areia me enterrarei!



Imagem: Santa Cruz Cabrália, Bahia (do meu acervo)



Obrigado pela leitura!


Thyrso Guilarducci

14 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page