• Thyrso Guilarducci

Alerta Vermelho

Nunca dirigir veículos se estiver sob tratamento neurológico (uso de medicamentos específicos)



Era para ser apenas uma resposta à um e-mail que recebi de um leitor do Blog. Mas além da resposta, eu achei tão importante o assunto que o transformei numa rápida publicação, pois o tema de fato merece muita atenção.


USO DE MEDICAMENTOS QUE CAUSAM ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS


Não se trata apenas dos medicamentos de tarja preta, mas qualquer um cuja formulação contenha substâncias que possam causar alterações nas pessoas, tais como sonolência, retardamento dos reflexos, raciocínio lento, menor capacidade de julgamento, redução da força muscular, visão turva, entre outros efeitos colaterais que são altamente ameaçadores na capacidade de dirigir um veículo de forma segura.



Esses medicamentos quando prescritos pelos médicos, normalmente eles advertem para isso, mas não confie cegamente. Se o médico não informar, verifique a bula e leia com atenção, principalmente sobre os efeitos colaterais.


Havendo restrições, não seja imprudente e desafie as reações. Você poderá "apagar" num piscar de olhos e nunca mais acordar embalado num saco plástico do IML e causando enormes angústias e sofrimento à sua família e a de terceiros que podem ser vitimas por extensão a um sinistro.


Além dos riscos assumidos, há ainda a agravante de que dirigir nessa condição é um crime de trânsito, conforme o Art. 165 e 306 do CTB. Mesmo que o medicamento seja uma droga lícita, prescrita por médico, não invalida o flagrante delito.


Enfim, não compensam os riscos à integridade pessoal e jurídica envolvidos.


Parabenizo o Robert, trabalhando na distante Polinésia Francesa pela sua atitude e que sirva de exemplo aos demais leitores.


Como curiosidade, o referido leitor vive num local realmente paradisíaco, com certeza ajudará a superar suas crises neurológicas. Uma região no Pacífico distante da costa do Peru cerca de 7.600 km. Realmente uma viagem para poucos! (rs)


Agradeço pela leitura e também ao Marlon Lindën, Instrutor de Treinamento Técnico em Curitiba, PR pela gentil contribuição de sua mensagem sobre a Segurança no Trânsito postada logo abaixo.



Abraços


Thyrso Guilarducci


25 views0 comments

Recent Posts

See All