top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

Uma pedra no caminho!

Updated: Jun 2, 2023

Simples atitude de uma inspeção evita acidentes!


Um motorista de caminhão, carreta ou ônibus exemplar é cuidadoso nos mínimos detalhes. Algumas coisas não se aprendem nos CFC Centro de Formação de Condutores e nos cursos de aperfeiçoamento ao obter-se a Categoria C, D ou E.



Pois é! Uma simples pedrinha encravada nos sulcos dos pneus pode provocar algum dano no veículo que vem atrás ou no rosto de um motociclista. A pedrinha que parece insignificante ganha uma velocidade enorme devido a rotação dos pneus em alta velocidade e pode quebrar a viseira, atingir os olhos e cegar um piloto de moto.


Em um automóvel pode quebrar o parabrisa e conforme a velocidade furar e entrar para dentro do veículo atingindo motorista ou passageiro.



Uma medida preventiva muita saudável é examinar constantemente o veículo e remover os detritos e pedras presos nos sulcos dos pneus. Use um alicate ou chave de fenda.


Isso é muito simples, mas muito eficaz!


Sabemos que os caminhões possuem parabarros que evitam que em dias de chuvas a água seja espirrada em spray contra os veículos e até mesmo sujeiras e detritos são retidos por esse equipamento obrigatório, mas é possível que a pedrinha resvale pelos lados e saia em velocidade para trás.



Coloque essa rotina sempre que parar o veículo para prevenir acidentes. Não custa muito tempo!



Se essas pequenas pedras podem fazer um estrago, imagine então uma situação dessas na imagem abaixo:



Acreditem ou não, é muito comum caminhões basculantes, betoneiras, pipas, entre outros, saírem de vias locais em obras, acessar uma via de trânsito rápido ou rodovia e uma pedra gigantesca presa entre os pneus ser arremessada ao atingir velocidade.


Essa pedra será como uma bala de canhão. Efeito mortal onde atingir!


Saindo de canteiros de obras ou estradas com pedras soltas, antes de entrar numa via asfaltada ou mesmo estrada de maior velocidade, examine antes as condições dos pneus.


Agradeço pela leitura e também à Chananda Lipszyc Buss, Estudante de Jornalismo na cidade de Curitiba, PR, pela gentil mensagem sobre Segurança no Trânsito enviada e postada logo abaixo.




Um forte abraço


Thyrso Guilarducci


NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!


Rev.1 - 06/2023

122 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page