15 - Precauções
Bem-vindos Leitoras e Leitores a 15ª Publicação da séria Mestres em Comando na qual são dados prosseguimentos aos temas comportamentais e preventivos aos acidentes de trânsito, principalmente envolvendo os veículos pesados.
O foco também está no reconhecimento de hábitos que em nada contribuem para que as atividades no trânsito sejam pacíficas e com menores riscos. Eu digo menores porque não existe risco zero nem mesmo com veículo estacionado, porém com as devidas precauções, um acidente com veículo dirigido com o máximo da atenção e concentração, dificilmente causará ou sofrerá um acidente. As probabilidades são muito menores.
Retomo os respeito pelos limites. Veículos com superlotação tendem a não se comportar como esperado quando em movimento. Por exemplo, a suspensão fica totalmente comprometida pois está totalmente pressionada pelo peso e não permite as oscilações que estabilizam o veículo. Isso afeta o CG centro de gravidade e com isso a possibilidade de tombamento é maior.
Outro fator com excesso de peso é a direção. Os pneus com peso acima do limite podem não resistir aos esforços, principalmente nas curvas e o estouro de um pneu dianteiro ou traseiro pode desgovernar o veículo e daí resultar numa colisão, tombamento, capotamento etc.
Mesmo com a direção assistida (hidráulica ou elétrica) o motorista talvez não consiga recuperar a trajetória. Isso vale para os veículos de passeio também!
Os freios: com excesso de peso, não funcionarão com a eficiência prevista pelo fabricante do veículo. Isso é fácil de entender: o peso acima do limite provoca um retardamento para alcançar a velocidade de percurso e nas frenagens consome mais espaço devido a massa em deslocamento.
A situação é mais crítica nos declives, pois além do peso total existe ainda a gravidade como fator adicional que resultará em superaquecimento do sistema (discos ou tambores) ao ponto de levantar chamas e incendiar os pneus e o veículo todo.
Mesmo engrenando uma marcha menor para ajudar na redução da velocidade, é possível que o conjunto platô e disco de embreagem não suporte a carga adicional de atrito e altere as molas de atuação. Isso interromperá a tração e o veículo ficará livre dependendo só dos freios.
Excesso de peso danifica o veículo, a via, o ambiente e as vidas!
A imagem acima é um retrato do flagelo na República Centro Africana onde imigrantes tentam a vida em países vizinhos levando consigo algumas roupas e o próprio corpo. Os caminhões transportam essas pessoas amontoadas feito entulhos para as incertezas dos destinos e do próprio percurso como no Deserto do Saara.
Tentar colocar alguma regra numa situação dessas é o mesmo que apaziguar todos os conflitos no Oriente Médio!
Retomando à nossa realidade, abaixo uma constatação do resultado de uma distração ao volante. O fato ocorreu na Rússia: um motorista de caminhão tanque com combustível de aviação colidiu contra a fuselagem de uma aeronave que estava estacionada no pátio.
A cabine do caminhão ficou destruída em sua parte superior e a aeronave sofreu danos menores no nariz, onde estão instaladas as antenas de navegação ILS e o radar meteorológico. Não houve feridos graves, mas os prejuízos com a aeronave foram incalculáveis pelos consertos e pelas horas paradas.
Uma simples distração, uma grande consequência negativa.
Hábitos saudáveis previnem os acidentes e a performance do veículo. As inspeções nos veículos devem ser feitas antes, na viagem e após a chegada. Assim, eventuais falhas encontradas podem ser reparadas antes da próxima viagem que talvez seja um outro motorista.
Ser um bom motorista é ser estratégico.
Ter sempre em mente os possíveis riscos no percurso ou na viagem.
Pedestres e ciclistas - São imprevisíveis. Podem repentinamente invadir a faixa de tráfego e exigir uma rápida mudança ou redução da velocidade. Ciclistas em dupla costumam "bater um papo" enquanto pedalam lado a lado quando ao certo deveriam seguir em fila indiana.
Pedestres usando um celular "esquecem do mundo" e podem ser atropelados facilmente atravessando ou invadindo uma pista.
Sinalização horizontal - São tão importantes como as verticais e semafóricas. Observar as faixas zebradas, as marcações de fluxos entre muitas. Convém lembrar que trafegar sobre as marcas de canalização é infração gravíssima penalizada com multa 3X que equivale a R$ 880,41.
Muitos motoristas ainda não sabem que as cores brancas e amarelas das faixas nas pistas não são por acaso ou vontade do pintor. Elas diferenciam sentido único (brancas) e duplo sentido (amarelas).
Sinalização e semáforos - As sinalizações possuem tipos específicos e são reguladas pelo CONTRAN através de Manuais Técnicos e dividem-se em:
Sinalização Vertical de Regulamentação
Sinalização Vertical de Advertência
Sinalização Vertical de Indicação
Sinalização Horizontal
Sinalização Semafórica
Sinalização Temporária
Uma infinidade de informações estão nesses Manuais contendo cada detalhe da sinalização abordada. Esse assunto pode tornar-se muito extenso e para isso vou publicar após a série em andamento uma publicação apenas sobre a Sinalização.
O importante neste momento é que cada motorista respeite as sinalizações que não estão nos locais por acaso. As autoridades de Trânsito através de sua área técnica e de engenharia estudam os locais necessários para cada uma das sinalizações necessárias, dentro das seis modalidades acima sejam eficazes na prevenção, advertência e orientação. Todas são importantes e ajudam na redução dos acidentes.
O respeito aos semáforos é inquestionável. Avançar o sinal vermelho vai muito além de uma infração gravíssima. Atenta à vida de muitas pessoas! Uma pessoa assustada e apavorada por um veículo avançando no vermelho poderá correr sem prestar atenção ao fluxo e ser atropelada por um veículo que nada tem haver com o episódio!
Outros veículos - Dividir o espaço com outros veículos é uma questão primordial. Qualquer descuido pode levar a um posicionamento crítico e a uma colisão. Muitos motoristas e motociclistas não fazem ideia da dinâmica envolvida na movimentação de um veículo pesado. Na minha opinião isso deveria ser matéria obrigatória nos CFC Centros de Formação de Condutores e nas Bancas dos DETRAN.
Por essa razão, quem dirige um veículo pesado deve sempre estar atento às manobras imprudentes e inseguras por muitos motoristas. Lamentavelmente, até mesmo por colegas profissionais que ao volante de uma carreta cometem abusos e imprudências absurdas nas rodovias e centros urbanos.
Rodovias e condições climáticas - Dirigir um veículo em perfeitas condições por uma pessoa experiente e habilidosa em uma rodovia desimpedida e em excelentes condições de conservação em dia seco com boa iluminação é uma coisa. Imaginar tudo ao oposto, começando por um motorista com pouca prática, uma via congestionada e deficitária, sob chuva e a noite, é um desafio imenso.
Por incrível que pareça, muitos motoristas são postos numa situação dessas sem nenhum preparo com monitor ao seu lado e expõe a si e a todos aos riscos de uma colisão por não possuir o necessário domínio ao longo de muitas horas ao volante.
Quem não se sente seguro para enfrentar situações adversas deve alternar a viagem, pedir apoio ou aguardar uma condição de melhora. Nesse tipo de cenário não existem vagas para "heróis" que podem ocasionar vítimas que incluem o próprio condutor.
ESTRATÉGIAS E EXEMPLOS
Se o motorista do caminhão da imagem acima fizesse uma inspeção no percurso veria que os animais possuem altura superior aos gabaritos dos viadutos, fiação, túneis e sinalizações. Nessa imagem da foto ambos animais morreram com o impacto além de desgovernar o veículo.
As cargas embarcadas afetam significativamente o comportamento do veículo em curvas, aclives, declives, inclinações. Por essas razões são fundamentais os cuidados com cada um desses riscos ajustando a velocidade adequada. Vale lembrar que a velocidade indicada na sinalização pode não ser a apropriada para o veículo com a carga e por isso vir a um tombamento.
Motoristas indecisos
Sobre essa e demais questões estratégicas vamos prosseguir no próximo post.
Obrigado pela leitura.
Um especial agradecimento à Maria Helena, muito competente enfermeira, atuando em Goiânia - GO pela sua mensagem logo abaixo no sentido de proteção às vidas na Campanha Maio Amarelo!
Thyrso Guilarducci
Comments