• Thyrso Guilarducci

Mestres em Comando

Updated: May 24

14 - Competências




MAIO AMARELO


No mês de Maio de cada ano se repetem as ações em compasso com as premissas da redução de mortes e feridos nos acidentes de trânsito.


Você prezada leitora, prezado leitor, independente de sua ocupação tem a possibilidade de contribuir pela causa!


Você pode divulgar à sua rede social que refletiu sobre o que significam mais de 30 mil pessoas que perdem as suas vidas no Brasil e 1,3 milhão no mundo a cada ano. Não apenas refletir como recomendar que seus contatos adotem medidas mais preventivas como motoristas, pedestres e principalmente aos dirigentes que têm poderes administrativos em suas mãos.


Maio é apenas uma referência para que as cores amarelas progridam para junho, julho...dezembro, enfim, nunca se encerrem e valham muito mais do que simples divulgações, mas das ações efetivas para a proteção das vidas!


Dirija com atenção, respeite as Leis de Trânsito.

Não ocasione um acidente!


Prosseguindo com a série Mestres em Comando, nesta 14ª publicação o tema central será pelas competências de um bom motorista, seja ou não profissional. Claro, um profissional tem em suas atribuições maiores cuidados e detalhes que fazem parte das suas atividades.


Isso não significa que aqueles motoristas que dirigem unicamente seus automóveis ou motos para ir e voltar ao trabalho ou passear estejam imunes aos riscos que envolvem a mobilidade urbana. Dirigindo, caminhando, pedalando, são formas das locomoções que podem incluir ainda uma cadeira de rodas, muletas, andadores.


A vida requer mobilidade e os meios diversificados dividem os mesmos espaços, os mesmos direitos e obrigações como cidadãos perante as Leis e os regulamentos aplicados.


A Segurança no Trânsito é o fator fundamental em praticamente todas as questões da mobilidade. É muito fácil ocorrer um grave acidente se as regras preventivas não forem estudadas, aprovadas, estabelecidas e principalmente cumpridas. Infelizmente, fiscalizadas e punidas quando desrespeitadas.


Na publicação anterior foram apresentados alguns elementos da Excelência, um dos requisitos que diferenciam os bons motoristas.


São os detalhes pelos cuidados ao dirigir e com os veículos sob sua direção que reduzem os riscos de acidentes. Por exemplo, uma inspeção em viagem aproveitando a parada para descanso.



Incluir essa atividade ao longo de uma viagem previne uma surpresa ruim resultante de um descuido.



Dirigir exige concentração, atenção, conhecimentos. Isso desgasta, cansa. Por essas razões o auto questionamento sempre deve estar em mente!


Observe a dica abaixo sobre manter seu domínio ao volante!



Recordo que esses simples conselhos foram escolhidos pelas principais escolas e academias de ensino para motoristas nos Estados Unidos e que são totalmente aplicáveis em qualquer local no planeta. Obviamente a nós brasileiros.



TENDÊNCIAS



Está comprovado pelas autoridades e pesquisas em todo o mundo que a velocidade excessiva ou não apropriada para o local e o veículo é um fator que lidera a lista das causas de muitos acidentes graves envolvendo muitos veículos e com perdas de vidas, feridos graves e danos materiais elevados.


Além dos riscos mesmos não ocasionando acidentes. as altas velocidades desgastam prematuramente o veículo, configuram infrações de trânsito que podem ser médias, graves ou gravíssimas e conforme o excesso de 50% ou mais sobre a máxima para o local a penalidade é de multa 10 x (R$ 3.000,00 aproximado) e a suspensão imediata do direito de dirigir independente da pontuação no prontuário.


Outra penalidade mais grave com consequências que podem complicar muito a vida do motorista está no excesso de velocidade para o local, por exemplo próximo de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano.


Nesses casos não há necessidade de radar, basta a percepção pelo Agente de Trânsito Policial Militar de Trânsito ou Policial Rodoviário Estadual ou Federal. A penalidade é a multa por infração gravíssima e prisão em flagrante por crime de trânsito.

O condutor será levado para à Polícia Judiciária para as medidas penais.



Motorista que dirige com agressividade, com raiva, intolerante e nenhuma cortesia é forte candidato a envolver-se em sérios problemas sociais e conflitos que podem resultar em agressões verbais, físicas e em alguns casos com lesões corporais, tentativas de homicídios e até mesmo homicídios.


Quem possui temperamento de intolerância absoluta deve procurar aconselhamento psicológico ou psiquiátrico antes que suas atitudes resultem em consequências muito graves, inclusive para a própria saúde como ataques cardíacos, hipertensão arterial, AVC etc.


Se a causa da agressividade é conhecida, o melhor é resolver a origem do conflito raiz para obter uma conduta mais pacífica, mais adequada para a função.


O texto em destaque em espanhol diz que UM CONDUTOR IMPRUDENTE É UM PERIGO PARA A SOCIEDADE, nem precisava traduzir, está intuitiva para um "portunhol" mas o significado não possui nenhum toque de humor. É muito sério entender essa mensagem!


Quando uma pessoa se afasta de alguma provocação, é praticamente certo de que não haverá embate, disputa, discussão e menos ainda agressões verbais e físicas. Nessas horas o mais aconselhável é afastar-se das ofensas, das provocações e seguir seu caminho, seu trajeto afastando-se de pessoas agressivas.



Quem dirige sob tensão possivelmente não estará atento às questões básicas dos cuidados necessários para uma direção segura. Ele poderá ignorar um obstáculo, uma irregularidade na via, pedestres, outros veículos muito próximos ou obras de arte com baixa altura (pontes, viadutos, túneis etc.). Um motorista consciente e atento ao ambiente onde está dirigindo não seria autor da cena mostrada na imagem abaixo.

Pense nisso!



No próximo post apresentarei mais algumas consequências das atitudes negligentes ou imprudentes que poderiam ser evitadas se houvesse mais atenção ao ato de dirigir.


Agradeço pela leitura.


Um especial agradecimento à Areta Figueiredo, muito competente fisioterapeuta, atuando em São José dos Campos- SP e Rio de Janeiro - RJ pela sua mensagem logo abaixo no sentido de proteção às vidas na Campanha Maio Amarelo!


Thyrso Guilarducci









27 views0 comments

Recent Posts

See All