top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2022

Updated: May 29, 2023

Uma farra que pode ser desastrosa.


crédito Correio do Povo / Porto Alegre, RS


Passados dois anos devido a pandemia, retorna a maior festa sertaneja caracterizada como maior do mundo na pegada peão do boiadeiro. Esse evento atrai consigo seguidores de todo o país e até de países referência de vaqueiros como Austrália, Estados Unidos, México entre outros.


Numa festa desse naipe não faltam desfiles de lindos animais, a arte dos peões sobre suas montarias e muitos shows que animam uma plateia imensa.


Um show paralelo ocorre na cidade de Barretos, interior do Estado de SP que devido à festa tem um volume de tráfego muito além do normal e desfiles de "carrões" e pick-ups luxuosas e possantes, típicas de fazendeiros e boys na nova cultura do agro lazer.


Até aí são opções e ostentações dos poderes econômicos de cada um, é inerente nesses tipos de festas, porém é de esperar-se uma profusão de motoristas que no embalo das festividades ingerem desmedidamente bebidas alcoólicas e muitas vezes associadas com drogas e assim saem dirigindo pela cidade e rodovias e estradas.


Uma excelente oportunidade para o policiamento atuar com muito mais austeridade efetuando bloqueios com uso de etilômetro e abordagens para detectar possíveis condutores de motos e carros sob efeito de substâncias psicoativas.


Recentemente assisti à um vídeo de um PRF sugerindo que numa festa importante no RS fossem divulgadas e estimuladas as cervejas sem álcool, um apelo para tomada de consciência.


Desse exemplo os dirigentes dessa festa de Barretos poderiam propagar a abstenção do álcool e drogas com volante ou alternar para bebidas sem álcool como a cerveja que tem sua formulação bem melhorada nos tempos atuais.


É praticamente impossível fiscalizar 100% numa situação dessas, mas a maioria dos habituais "cervejeiros" ficarão mais cuidadosos e evitarão dirigir se tomarem umas e outras, ao menos uma boa parte deles e isso significa uma redução das mortes e feridos graves no trânsito.


NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!


Thyrso Guilarducci


Rev. 1 - 05/2023

26 views2 comments

Recent Posts

See All

2 Comments


alexfosasco
alexfosasco
Sep 23, 2022

Para cada motorista que dirige sob efeito de alcool e causa acidente, quantos inocentes são envolvidos?

Like

fl500
Sep 04, 2022

A dor é o único convencimento, talvez...

Like
bottom of page