Uma apresentação extensa com abordagens múltiplas em Segurança no Trânsito
Bem-vindo!

Caros leitores
Conforme demanda, promovo um workshop em ambientes corporativos, principalmente em seguimento de transportes. O conteúdo é bem abrangente e apoiado com mais de 170 telas referenciais para fixação e debates.
Com previsão básica de dois dias completos, acrescidos de dinâmicas e debates, o fluxo dos trabalhos possibilita que os participantes movimentem-se para não serem meros espectadores passivos.
É muito importante abrir espaço para que possam acrescentar, discordar, enriquecer, sugerir e participar ativamente. Ao final, sempre ocorrem informações que são inseridas no conteúdo macro ou então algum detalhe removido. Assim o evento torna-se atualizado e ajustado para a próxima turma, mesmo que seja na mesma empresa ou organização.
Pensando na importância desse workshop, achei por bem expor totalmente o conteúdo neste Blog sem deixar um só slide de fora. Por não ser um vídeo, o que farei em breve, apresentarei as telas aos poucos com os devidos comentários de referência às mesmas.
A Apresentação não é uma obra com começo, meio e fim claramente ordenados, pois de um tema pode-se navegar para um outro coligado e ainda voltar ao anterior. Essa prerrogativa torna o evento interessante e provoca sempre reflexões sobre os objetivos que convergem para a Segurança no Trânsito.
A figura acima é uma tela de abertura, dentre algumas opções. Claro que ali eu tento fixar a autoria através do logo e o nome do Workshop. Aproveito para explicar que o logotipo adotado é idealizado a partir de uma placa de rodovia Interestadual Norte americana onde substituí a numeração pelo nome da Consultoria. Lembrando que na língua inglesa a palavra segurança é safety, mas fiz uma inclusão da letra H de modo a terminar com Thy que é o início de meu nome.
Assim, nasceu a Consultoria Safethy com o lema A Direção pela Vida que é o rumo a ser seguido em qualquer atividade.
Isto posto, vamos trabalhar?

O poder das imagens comprova que nas comunicações muitas interpretações que possam causar dúvidas tornam-se claras pela riqueza das informações. É caso dessa imagem acima que expressa por si a motivação maior de se fazer um workshop visando a Segurança no Trânsito.
Todo autor deve apresentar-se formalmente para que exista credibilidade (ou não) naquilo que se propõe a dizer e fazer. Não seria diferente comigo e resumo na tela seguinte.

Apresentação feita, acrescentaria que minhas experiências com veículos e máquinas pesadas teve início no ramo da Construção Civil e na sequência Empresas de Transportes. No curso da apresentação algumas informações sobre a carreira serão mostradas, algumas até curiosas.
O que é necessário para ser um técnico nessa área?
Respondo que o ideal é possuir um histórico de atividades práticas e teóricas no ambiente onde se lide com as pessoas em todos os níveis hierárquicos e com as máquinas, acrescentando a formação acadêmica voltada para a área, como por exemplo a graduação ou pós graduação em Segurança no Trânsito, além de cursos livres ou extensões temáticos.
É muito mais fácil a assimilação dos conteúdos programáticos quando se possui uma vivência prática na área de trânsito, transportes e afins, porém é plenamente possível alguém partir do zero e concluir sua formação, porém seria ideal estagiar em seguida para obter a proficiência necessária.

Algumas referências dos cursos que realizei!
Modelo do Workshop

Porquê Segurança no Trânsito?
Pela preservação da Vida!
Pela redução das perdas humanas e materiais!
Pela convivência mais digna e harmoniosa na sociedade!


Dados estatísticos brasileiros e internacionais são alarmantes quanto às fatalidades com acidentes de trânsito. Mais de 1,3 milhão de pessoas perdem suas vidas e milhares feridas gravemente no mundo de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, organismo esse filiado a ONU.

A posição do Brasil no rank mundial dos acidentes de trânsito é extremamente danosa. Ocupando o 5º lugar e com 37.000 mortes no ano de 2015 no trânsito e vitimando com ferimentos graves outras 204.000 pessoas.
As campanhas sobre o tema visando a redução dos acidentes não surtem os efeitos pretendidos e o assunto sempre é tema central nos Centros de Formação dos Condutores, nas Instituições de reciclagens impostas pelos Detrans no país, pela mídia, por ONGs, pelo Poder Público através de veiculação publicitária, pelo próprio CTB que exige a inclusão de textos preventivos aos acidentes nas peças promocionais impressas ou quaisquer outros meios.

No próximo Post sobre Workshop, darei continuidade seguindo essa trilha.
Agradeço pela leitura!
Thyrso Guilarducci
Comments