558 óbitos por sinistros de trânsito apenas em maio de 2024
35,1% a mais que maio de 2023 que registrou 413 mortes.
A alarmante quantidade de mortes ocorridas no caótico trânsito da Grande São Paulo e demais localidades no Estado de SP resultou em 2.441 vidas perdidas entre janeiro a maio de 2024. Um aumento de praticamente 23% em relação ao mesmo período em 2023.
A motivação desse resultado invariavelmente está no comportamento insano de condutores e pedestres que expõem as suas e demais vidas a extremos riscos conduzindo veículos agressivamente, cometendo infrações e crimes de trânsito, assim como pedestres que desrespeitam os sinais de trânsito, atravessam as vias no vermelho para eles ou em locais inseguros e o pior, olhando celulares.
Sem dúvida os motociclistas engrossam esses indicadores devido ao fato de pilotarem motos como se estivessem fugindo do inferno em chamas para alcançar um refúgio.
É sabido que os sinistros com motos avolumam-se nas grandes regiões metropolitanas, como São Paulo capital e mais 38 municípios da região metropolitana, Campinas e Baixada Santista, Vale do Paraíba, por exemplo dada às demandas de entregas de bens e serviços, tais como refeições e vendas de produtos online.
Esse contraponto afronta literalmente as premissas do PNATRANS Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito estabelecido pelo CONTRAN, entre outras metas, a redução de 50% das mortes até 2030 e zero morte até 2050.
Embora as motocicletas sejam destacadas com evidência nesse caos, os motoristas, ciclistas e pedestres nem todos são exemplos positivos em seus comportamentos e assim engrossam as estatísticas trágicas que afligem seriamente a sociedade como um todo.
Comments