• Thyrso Guilarducci

Os Pilares do ONSV

Os 4 Pilares Pilares básicos do Observatório Nacional de Segurança Viária


1 - Educação



Nesta Publicação vou detalhar um pouco sobre um dos 4 Pilares que formam a Estrutura principal do ONSV, começando pela EDUCAÇÃO, o qual possui um peso significante nas ações do Observatório, embora todos os demais também tenham elevadas importâncias nas respectivas atuações.


Chamado de EDUCA, esse Pilar consiste em toda uma esquematização que trabalhe a vertente que perfaz um dos elementos reconhecidos no mundo todo como fundamental para Segurança no Trânsito.


Em outras publicações abordarei uma a uma das três restantes.


A Educação, juntamente com a Engenharia e a Fiscalização representam equivalências poderosas e interdependentes para a Segurança no Trânsito.


Resumir em uma simples publicação deste Blog a magnitude e envolvimento gigantesco do Projeto Educa é praticamente impossível, pois são tantas informações e conteúdos direcionados ao Ensino do Trânsito para as crianças e adultos que certamente faltarão muitos dos conteúdos que alicerçam essa verdadeira construção intelectual em nome das vidas pela Segurança no Trânsito.


Eu recomendo fortemente que o leitor procure obter junto ao ONSV todas as informações para conhecer a profundidade desse Programa. Realmente uma obra das mais nobres em seu propósito.



PÁGINA DO SENATRAN


(Nova Denominação do antigo DENATRAN)


https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/


O Educa


Com a Edição de 9 Livros para cada uma das séries dos Anos Escolares no Ensino Fundamental e com outros 9 Livros específicos aos Professores. Há ainda o Livro do Programa que fornece toda a Diretiva e totalizam 19 Livros altamente detalhados e ajustados aos níveis correspondentes nas respectivas linguagens e transversalidade didática.





CAPA DO LIVRO DA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EDUCA


Cada detalhe dos conteúdos, a começar pelas imagens ilustrativas e figuras, são adequados ao perfil etário. Na imagem abaixo o Primeiro Livro com desenhos bem leves e alegres condizentes com as crianças dessa faixa.



AS FAIXAS ETÁRIAS NOS ANOS ESCOLARES BRASILEIRO



Conforme a figura acima, todo o período do Ensino Fundamental I e II é previsto com um dos Livros do Educa com as apropriadas temáticas ao nível da percepção e entendimento dos alunos. Os Livros dos Professores são guias para uma perfeita execução do ensino.


No exemplo abaixo, a página 9 do Livro 1 demonstra uma reflexão sobre o fato de transitar. Imagens e informações completam e estimulam ao raciocínio associativo das crianças.



Dessa forma, são os demais Livros compostos progressivamente. Veja abaixo o Livro 6



Aleatoriamente a página 17 do Livro 6 onde são tratados os temas da Segurança na travessia de vias, a comunicação, travessia na faixa, pontos cegos etc. Uma leitura intermediária e dirigida à faixa etária após amplos estudos por especialistas.



E assim, transcorrem as evoluções até alcançar o último estágio com o Livro 9, já bem mais à altura dos níveis dos alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Médio.



Outro exemplo aleatório, na Página 30 do Livro 9 uma abordagem sobre as motocicletas e um exercício para proposição de soluções envolvendo dinâmicas e brainstorms.



O Educa sintetizado pelo próprio Observatório:



Como implementar o Programa Educa?


Mais informações sobre como implantar o projeto contate o OBSERVATÓRIO pelo telefone (19) 3801-4500 ou e-mail onsv@onsv.org.br


Agradeço pela leitura e pela mensagem de Segurança no Trânsito gentilmente enviada pelo Ivo Sergio da Silva, de São Roque, SP, Educador de Trânsito e Observador Certificado no ONSV Observatório Nacional de Segurança Viária a qual está postada logo abaixo.



Um forte abraço


Thyrso Guilarducci



52 views1 comment

Recent Posts

See All