top of page
  • Writer's pictureThyrso Guilarducci

Neurociência & Motoristas

Updated: May 20, 2023

A Psicologia do Trânsito aborda os comportamentos


Um estudo feito por autoridades e especialistas em neurociências no Reino Unido detalham 10 comportamentos indevidos no trânsito e que podem induzir aos acidentes (sinistros) de trânsito.


Esse resultado foi a base para que as autoridades de trânsito da Grã-Bretanha endurecessem as penalidades sobre infrações de riscos como uso de celular, não manter distância de segurança, velocidade excessiva entre outras.


Aumentaram os valores financeiros das multas, das pontuações no prontuário e empregaram mais policiais e agentes de trânsito nessa fiscalização, conforme matéria do jornal The Guardian.


Achei interessante esse tema e faço um resumo neste Artigo, focando especialmente os 10 pontos.

Curiosamente os britânicos usam uma expressão de porcos da pista aqueles motoristas que ficam na faixa de ultrapassagens, como os nossos que se mantém na esquerda em rodovias alegando que estão no limite da velocidade, impedindo ultrapassagens(...)


Também é comum o tailgating, que em livre tradução são os "caça-rabos", aqueles que dirigem colados ao veículo da frente. A expressão dá ideia de que estão tão próximos que poderiam apanhar a cauda se fosse um animal.


Obviamente são atitudes de alto risco que ocasionam colisões. Nas 10 citações do Chris Chamber, certamente refletiremos sobre os próprios comportamentos.






















80 views0 comments

Recent Posts

See All

Commentaires


bottom of page