Uma batalha de muitos desafios!
A Segurança no Trânsito é um objetivo global orientado pela ONU através de Recomendações como a III Conferência Interministerial Global realizada em Estocolmo, Suécia em 2020 e desse Evento resultaram 19 Ações reiterando o forte compromisso das nações em atingir as metas globais até 2030 e enfatizando as responsabilidades compartilhadas.
O Brasil e praticamente todos os países, principalmente os mais expressivos como Estados Unidos, Canadá, Europeus, Asiáticos etc, foram solidários nesse compromisso, por exemplo aqui no Brasil, a instituição do PNATRANS que é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito que pretende reduzir no mínimo 50% das mortes no trânsito até 2030 e meta de zero morte até 2050.
Paralelamente à essas inciativas globais uma corrente contrária que atua pelo poder econômico dificulta o avanço de muitas ações nessa meta que pretende humanizar o trânsito no mundo. É sobre essa batalha que faço algumas considerações abordando exemplos do setor de transportes dos Estados Unidos e também aspectos aqui do Brasil.
Publicações nesse sentido podem sugerir serem apenas mais uma das muitas advertências pelos elevados riscos de sinistros de trânsito no mundo todo, correndo o risco de pouca atenção. Isso não encobre a pretensão e objetivos, pois a persistência leva ao convencimento. Basta uma reação positiva diante do quadro de riscos e todos os esforços já valeram a pena.
Boa leitura!
Thyrso Guilarducci
Especialista em Segurança Viária
NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!
Comentários