• Thyrso Guilarducci

As disciplinas acadêmicas

Updated: May 4

Estudos Socioculturais





Olá prezados amigos!


Uma das excepcionais Disciplinas inclusas na Grade Curricular do Curso Superior de Segurança no Trânsito é denominada Estudos Socioculturais. Acho excepcional pela rica abordagem que faz nas relações humanas, elemento preponderante na Educação e Cidadania de forma global e nisso inclui-se a questão da Mobilidade urbana.


O Estudo possui uma divisão didática em quatro capítulos os quais são resumidos a seguir. Vejamos nesta quarta etapa das publicações dessa lista.


Aproveito para registrar a proficiência do Professor Jaci Rocha Gonçalves, Sociólogo e Teólogo extremamente dedicado com conhecimentos práticos e teóricos da nossa cultura, em especial no meio indígena.


1 - Cidadania e Direitos Humanos


O Papel fundamental da cidadania como conquista dos Direitos. A vida em sociedade que de modo imperativo demonstra a interação humana com acordos e discordâncias. Nesse campo, não poderiam faltar referências aos Líderes que marcaram intensamente suas ações no mundo como Rosa Parks, Gandhi, Martin Luther King, entre muitos e a Independência de muitos países que se transformaram de colônias sacrificadas para nações livres e a Declaração universal dos Direitos Humanos que norteou uma série de conquistas em prol da dignidade humana.





Um sociedade organizada e com justiça é aquela que mantém em sua soberania o respeito aos direitos humanos.


2 - Identidade e Culturas


Um capítulo complexo no qual trata da antropologia por amostragem populacional. Daí um salto para a diversidade, tema evidente nos dias atuais quando mais e mais se buscam uma equalização social. Explicações sobre a pluralidade ideológica sob a visão de filologistas como Leonardo Boff, autoridade por excelência nessa aspecto.


As pesquisas sobre as identidades e culturas são ricas em história como a colonização americana, influências europeias na formação de países novos, transição asiática etc.


3 - Sociedade: teorias clássicas e contemporâneas


Entendimentos pelas razões da convivência social. As diferenças entre um conglomerado de pessoas e uma sociedade organizada que dividem o espaço físico e culturas mútuas.


Muitos autores clássicos como Durkheim, Marx, Weber, demonstram seus pensamentos contemporâneos na transformação social e cultural, em muitos casos antagônicos como são os partidos políticos e sistemas de governo. Pilares da democracia e argumentos do socialismo.





4 - Práticas Culturais e Processos Midiáticos


As Tecnologias da Informação e das Comunicações no Século XXI; Uma sociedade conectada.


As transformações inimagináveis nas décadas passadas que transformaram o mundo com os resultados on line de praticamente tudo que se realiza, na sociedade individual e governamental. O poder da economia que na Tecnologia da Informação suplantou a agricultura e a indústria produzindo resultados abstratos aos olhos, mas de fortunas maiores que muitos PIBs de algumas nações somadas e controlados pelas Bolsas especializadas em Ativos de Inteligência.


As indústrias de semicondutores que estão atrás apenas das indústrias automotivas e petrolíferas, ocupando o 4º lugar na indústria mundial na fabricação dos chips para as mais diversas aplicações, desde simples celulares, automóveis, maquinaria industrial e doméstica entre outros.


Questões socioculturais históricas como as divergências sino-americanas por exemplo, criaram um gargalo produtivo dos chips em 2021 devido clima e mercado em crise pela pandemia afetando a produção mundial de qualquer produto que contenha chip, muito comum na internet e automação das coisas.


O mundo resumiu-se à uma página na internet! O avanço das criptomoedas e automação embarcada na indústria e mobilidade que despencam postos de trabalhos pontuais por controles multiorientados pela Inteligência Artificial.


A história e a evolução da mídia escrita e falada pelo mundo.


Conclusão


São infinitas as pesquisas e comentários que se relacionam com a disciplina voltada às questões socioculturais devido a própria dinâmica multiplicadora das transformações e criação de novos cenários que serão o patamar para as novas gerações humanas e de árdua assimilação pelos veteranos que não se solidarizarem pelos novos tempos, novos pensamentos, culturas e desenvolvimento intelectual.



Agradeço pela leitura


Forte abraço (virtual pela pandemia, virtual pelo estágio das mudanças sociais e virtual porque as novas performances da conectividade assim o permite)


Thyrso Guilarducci

10 views0 comments

Recent Posts

See All