Thyrso Guilarducci
A importância da Luz
Um descuido muito comum...E muito grave!
Imagine um motorista ao sair de um escritório ou residência à noite. Ele chega até seu carro, aciona o alarme para desativar e destravar as portas e entre no carro. O veículo é um modelo moderno e muito hitech, tem multimídia, som de última geração, ar condicionado independente e muitos mimos adicionais.
Detalhe: ao entrar no veículo e colocar a chave no contato o painel todo se acende e mostra todos os instrumentos. São uma infinidade de luzes e um lindo painel iluminado que brilha intensamente.
O motorista aciona a partida, o carrão começa a se deslocar. O câmbio automático é dos bons, não provoca nenhum tranco. O motorista feliz com seu "possante" entra numa avenida de trânsito rápido e segue para o seu destino tranquilamente.
De repente ele sente que algo está estranho. Ele não percebeu que havia uma faixa de segurança adiante no seu trajeto e para completar, o senhor idoso atravessando...
O que aconteceu?
O carro moderno, facilita ao motorista mostrando o painel iluminado mas não acende os faróis e nem o motorista se deu conta que estava andando sem as luzes externas.
Tanto os faroletes, faróis, lanternas e luz de placa estavam totalmente apagados. Essa modalidade de painel automático é um risco muito grande. Muitos motoristas não sentem a necessidade dos faróis devido a iluminação pública e seguem assim no escuro. As pessoas e outros motoristas não enxergam o veículo se aproximando, principalmente os de cores escuras.
Alguns modelos ainda mais modernos possuem luzes automáticas que se acendem de dia ou de noite assim que o motor é acionado, porém as luzes traseiras nem todos dos mais modernos acendem.
Veja na sequência das imagens como isso é perigoso:

Cena 1 - O motorista entra no carro, coloca a chave e o painel se acende.

Cena 2 - Transitando apagado e só com painel iluminado, o motorista não percebeu a faixa de segurança com antecedência e nem o pedestre cruzando a via viu o carro que estava apagado e se aproximando rapidamente.

Cena 3 - O motorista entrou no carro, colocou a chave no contato e o painel estava totalmente apagado. Ele logo acendeu os faróis para poder ver o painel e iluminar o trajeto. Tudo normal.

Cena 4 - O motorista viu a faixa de segurança à tempo, reduziu a velocidade e o pedestre também ficou atento vendo o farol do carro e só atravessou após certificar-se do carro parar.
CONCLUSÃO
Conheça bem o seu veículo. Saiba quais são os equipamentos e as funcionalidades. Se for dirigir um modelo estranho, teste antes as funções mais elementares para não ser surpreendido.
Transitar à noite sem utilizar o farol e lanternas é uma infração de trânsito pelo CTB - Artigo 250 Inciso I que ocasiona penalização com multa média. Mas isso é até o menor dos problemas pois os riscos reais de um sinistro são elevados.
Um check-list mental ajuda muito antes de movimentar o veículo:
Retrovisores ajustados
Faróis acesos
Posição do banco
Pisar na embreagem (carro não automático) ao acionar a partida
Ligar o pisca pisca
Olhar sobre os ombros antes de sair pelo lado esquerdo (ponto cego)
Movimentar cuidadosamente (atente se algum carro apagado pode estar se aproximando por ironia).
Cuidados elementares que ajudam a prevenção de sinistros!
Boa Viagem!
Thyrso
